30
novembro, 2022
Quais são os Investimentos Mais Seguros e Rentáveis? Conheça 3 ótimas opções!

Investimentos mais seguros costumam ser a porta de entrada de muitos investidores. Isso porque os riscos são praticamente nulos nesta modalidade.

Porém, é necessário certa cautela ao escolher investimentos desta categoria, uma vez que o objetivo final é garantir uma boa rentabilidade através deles.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo, onde não só apresentaremos os investimentos mais seguros, como também os mais rentáveis.

Achou a ideia útil? Então acompanhe o restante da leitura!

Investimento Mais Seguros: o que os caracteriza?

Investimentos mais seguros são aqueles que estão alinhados com um perfil de investidor que não gosta de correr riscos. 

Questões como idade, finalidade, conhecimento de mercado, nível de disciplina, grau de tolerância ao risco e prazo de aplicação são parâmetros dessa análise.

Sendo assim, a maioria das opções dessa categoria são compostas por investimentos de renda fixa (opções que irão compor o nosso ranking) e possuem algum tipo de garantia, para evitar perdas indesejadas.

Outra característica dos investimentos mais seguros é que eles são alternativas que visam médio e longo prazo. 

Por isso, se a sua ideia é colher uma alta rentabilidade em um curto espaço de tempo, saiba que não é por esse caminho que você conseguirá este resultado.

3 ótimas opções de investimentos seguros e rentáveis

CDBs

O Certificado de Depósito Bancário (CDB) é um tipo de título emitido por instituições financeiras (Bancos) com a finalidade de captar recursos para financiar atividades próprias ou de terceiros

Ele rende mais que a poupança, porém é difícil estipular a porcentagem, já que os bancos podem oferecer juros que variam de um título para outro.

A taxa de rendimento depende da instituição financeira, do prazo de vencimento, do período de carência e do montante investido. Sendo assim, você precisa avaliar diversas instituições para encontrar a rentabilidade de sua preferência.

Ele remunera o investidor conforme o desempenho de um índice — mais conhecido como CDI (Certificado de Depósito Interbancário), que segue sempre perto da Taxa Selic (taxa básica de juros da economia).

Há duas categorias de CDB: os pós-fixados e os prefixados. Os títulos pós-fixados remuneram o investidor pelo CDI, que, geralmente, varia entre 100% a 110%.

Já os títulos pré-fixados remuneram com base em uma taxa de juros que é estipulada no momento do investimento. Assim, o investidor já sabe o quanto o seu montante irá render ao final do período.

Ainda vale ressaltar que o CDB conta com a cobertura do FGC (Fundo Garantidor de Créditos). Sua função é oferecer garantia de 250 mil reais por CPF e por instituição financeira, com um limite total de R$ 1 milhão, renovável a cada 4 anos.  

Isso significa que, se o banco emissor do CDB entrar em falência, o FGC ressarcirá o investidor até esse limite. No entanto, caso o dinheiro investido em um mesmo banco ultrapasse este limite, o valor excedido não será reembolsado.

Com base nisso é possível dizer que o CDB é um dos investimentos mais seguros, por outro lado, pode ser um pouco difícil encontrar instituições que gerem boa rentabilidade sobre ele. 

Tesouro Direto

O Tesouro Direto é uma plataforma de investimento criada para facilitar o acesso à compra de títulos públicos federais, que podem ser prefixados ou do Tesouro IPCA ou do Tesouro Selic.

Esses títulos são considerados uma das opções de investimentos mais seguros do país e são muito acessíveis, permitindo investimentos a partir de R$ 30. Sua finalidade é financiar dívidas públicas e há garantia soberana do Governo Federal sobre o valor investido.

Além disso, oferece diferentes tipos de rentabilidade, prazos de vencimento e fluxos de remuneração, fazendo com que o investidor possa escolher a alternativa que mais corresponde às suas necessidades.

Você consegue simular o investimento e saber quanto o valor investido irá render no próprio Site do Tesouro Direto

investimentos mais seguros e rentáveis - debêntures

Debêntures

Este é um investimento de renda fixa privada e tem certa semelhança com a operação do Tesouro Direto.

Porém, ao contrário de financiar dividas públicas, o dinheiro investido servirá para custear empresas privadas, que buscam fundos para investir em projetos, tanto internos, quanto externos (como expansão, construção, compra de ativos, etc).

O detalhe é que, além de ser um dos investimentos mais seguros, essa opção pode ser ainda mais rentável que o Tesouro Direto, pois as taxas de rendimento costumam ser um pouco mais altas.

Como se trata de um investimento de renda fixa privada, sua garantia geralmente é hipotecária, ou seja, você terá direito sobre os ativos da empresa, caso ela não se comprometa com a dívida, o que é algo extremamente raro de acontecer.

Basta procurar uma corretora confiável, que aloque o seu investimento de forma segura, para que as chances de risco sejam praticamente inexistentes.

Inclusive, esta é uma opção de investimento com a qual a Express SA trabalha. Buscamos orientar nossos investidores com máxima atenção, ajudando a escolher a alternativa que mais corresponde aos seus objetivos.

Caso tenha ficado curioso sobre esta forma de investimento, fique à vontade para entrar em contato conosco

Teremos o maior prazer em tirar suas dúvidas e explicar como tudo funciona!

Por fim, esperamos que você tenha gostado deste texto.

Siga a Express S.A no Instagram e no Facebook para acompanhar conteúdos semelhantes.

Ou leia este outro texto complementar:

Estratégias de Investimento para Iniciantes: conheça boas opções.

voltar
Do NOT follow this link or you will be banned from the site!