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dezembro, 2020
Por que você deve se preocupar em fidelizar clientes?
Vendas de final de ano são uma ótima forma de fidelizar clientes. Mas por que estamos falando em reter ao invés de pautar nossa conversa em atrair novos olhares para o seu negócio? É que as pesquisas estimam que manter um cliente fiel pode ser até cinco vezes mais barato que conquistar um novo. Além disso, clientes que voltam a comprar chegam a responder por até 65% de todas as vendas de uma empresa. O valor de um cliente fiel não para por aí: quando eles se tornam porta-vozes de uma empresa, a divulgação que fazem é uma das melhores estratégias para conquistar novos compradores. Quer uma prova real? Os números mostram que 55% das pessoas pesquisam críticas e recomendações online antes de fazerem uma compra. Por isso já pode anotar a primeira lição importante: se conseguir fidelizar clientes, eles venderão por você e estarão fazendo marketing gratuito. Você pode aproveitar a oportunidade e tornar esse “boca a boca” sobre seu negócio público. Para isso, basta inserir uma seção de recomendações de terceiros em seu site. Não esqueça de dar o devido destaque a ela. Dá até para oferecer benefícios a quem chega à sua empresa por indicação e para quem indica. Alguma dúvida de que esses clientes se tornarão ainda mais fiéis, aumentando as suas chances de fechar novas vendas?  Não se preocupe se a maioria das vendas para a base de clientes antigos for feita à prazo. Você sempre pode transformar cheques e duplicatas em recursos que entram no seu caixa à vista. Basta trabalhar com a antecipação de recebíveis!

Aumentar os números no caixa

Fidelizar clientes é uma das estratégias mais eficientes para ver os números do seu caixa se tornarem cada vez mais favoráveis.  E com um caixa positivo fica é sempre muito mais fácil conseguir melhores negociações e aproveitar oportunidades para o crescimento da empresa. Dados da Brandongaille mostram que 12 a 15% dos consumidores são fiéis a um único varejista. Parece pouco, mas não se engane. Esse percentual representa 55 a 70% das vendas. Considere que os clientes fiéis são aqueles que sempre voltarão em busca de seus produtos e serviços. Assim, não restam dúvidas que eles são o seu melhor ativo de negócios. É claro que o que a gente mais gosta são os números positivos. Mas, não dá para ignorar o quanto os negativos podem ser prejudiciais para o seu caixa. A falta de um relacionamento cordial pode significar a perda de cerca de 20% dos clientes de uma empresa anualmente, segundo pesquisa da Marketing Wizdom.

O valor de fidelizar clientes

Fidelizar um cliente não custa nada, mas pode render muito. Aumentar as taxas de retenção de clientes em apenas 5% faz com que os lucros possam crescer de 25% a 95%. Além do mais, só os clientes que fazem compras frequentes saberão quais áreas de sua empresa podem ser aprimoradas.  Sempre tire um tempo para perguntar aos compradores habituais o que a sua empresa pode fazer para atendê-los melhor.  Esse feedback vale ouro, pois fará com que o seu negócio possa refletir sobre oportunidades que está deixando passar, além de aumentar as taxas de retenção e as vendas, já que a maioria dos clientes gosta de ser ouvido. Viu como vale a pena fidelizar clientes? É claro que reter os clientes atuais e fidelizá-los dá trabalho e exige esforço. No entanto, esse processo certamente terá um impacto valioso em seus resultados financeiros. Gostou das nossas dicas? Aproveite para seguir nossas páginas no Facebook e Instagram e ficar sempre por dentro de todas as novidades e orientações sobre as melhores soluções financeiras para o seu negócio.
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