13
julho, 2021
Quer aumentar as vendas? Descubra 4 passos que não podem faltar nas suas estratégias

Promoção até pode ser “a alma do negócio” quando a intenção é aumentar as vendas.

Mas, é importante entender que, se não for bem aplicada, a estratégia pode não trazer o resultado desejado por quem deseja aumentar a lucratividade do negócio.

Pensar além da promoção significa partir de uma estratégia de vendas infalível, capaz de realmente melhorar os resultados da sua empresa. Vem com a gente conhecer o passo a passo completo!

O que não pode faltar em uma estratégia de vendas?

Para gerar mais vendas e, consequentemente aumentar a receita do seu negócio, alguns elementos não podem faltar.

Você sabe responder, por exemplo, qual produto ou serviço é o seu carro chefe? Pode até parecer uma pergunta simples, mas ter essa resposta na ponta da língua passa por um detalhado estudo.

Primeiramente, a escolha de um produto ou serviço para concentrar as estratégias de vendas depende do entendimento aprofundado do público. 

Só com esse diagnóstico é possível determinar tanto onde mora a preferência quanto a frequência de consumo e em que sentido os concorrentes diretos estão trabalhando.

A partir daí, seu negócio entra na fase de diferenciação. É só se destacando no mercado que você conseguirá se posicionar na preferência dos consumidores.

Uma lição importante aqui é que ser competitivo no mercado vai muito além do preço.

Este é um requisito que tem a qualidade e a forma única de ser como fatores decisivos. 

Pensar no ciclo de consumo também é fundamental. Afinal, faz sentido para você ter como carro chefe um produto que tem um vida útil de 20 anos?

Produtos e serviços com um ciclo de vida menor combinam muito com ações e promoções específicas e, nesse caminho, além dos consumidores já fidelizados, sempre acabam chegando a novos.

Pensar no alto valor agregado também é uma estratégia que não pode ser ignorada se a intenção for aumentar o ticket médio dos compradores.

Conseguiu entender que, partindo de uma única pergunta, refletimos sobre questões básicas que precisam estar em sua estratégia de vendas?

Que objetivos comerciais você deseja alcançar, como fará isso e em quanto tempo são, definitivamente, os pontos de parada mais importantes do planejamento da sua estratégia de vendas.

Como montar uma estratégia de vendas infalível?

Agora que já sabe a importância de considerar todas as especificidades do seu produto ou serviço, do seu público e do mercado, chegou a hora de começar a trabalhar nas ações que vem na sequência e que contribuirão para aumentar as suas vendas.

1 Comece pela análise SWOT

A boa e velha técnica administrativa que serve para avaliar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças para um negócio ou projeto é também um excelente ponto de partida para suas estratégias de vendas.

Com ela você conseguirá construir seus objetivos em bases sólidas, antecipando o que funciona e o que ainda precisa ser melhorado.

2 Metas claras

Já diz o ditado “para quem não sabe onde vai qualquer caminho serve”. Para cada ação que for tomar, defina sempre quais são seus objetivos de curto, médio e longo prazo. 

Não esqueça de determinar também quais ações você irá tomar para alcançá-los. Depois, avalie o desempenho de cada objetivo. 

Essa é a melhor forma de medir a eficiência das estratégias que estão sendo aplicadas e também de mudar os rumos, caso não estejam trazendo os resultados esperados.

3 Crie um funil de vendas

Cada um de seus clientes está em uma etapa diferente na jornada de compra. Isso significa dizer que nem todos estão preparados para comprar no mesmo momento.

Ao criar um funil de vendas você consegue, entre outras ações, planejar um caminho para que os seus clientes notem que tem um problema e que, ao final, convençam-se de que a resolução está no produto ou serviço que sua empresa oferece.

4 Garanta a melhor experiência de compra

Proporcionar uma experiência de compra inesquecível é a maior aposta que sua empresa pode fazer para que os clientes saiam satisfeitos.

E quando saem satisfeitos, as chances de voltarem e também de indicarem seus produtos ou serviços são enormes.

Essa é uma das estratégias de venda mais poderosas e é fundamental saber que a condução dela está na mão da sua equipe

Por isso, garantir que todos estejam bem treinados e alinhados com os objetivos fará toda a diferença aqui.

Falar de possíveis objeções que os clientes possam ter também é essencial. Certifique-se de que todos estarão preparados para responder com segurança, simpatia e empatia.

Gostou de conhecer os 4 passos que levarão as vendas da sua empresa ao próximo nível?

Então comece a aplicá-los agora mesmo! Se precisar de um parceiro de negócios para acompanhar você nessa jornada, conte conosco!

voltar
Do NOT follow this link or you will be banned from the site!