Dados da Pesquisa Pulso Empresa, que faz parte das Estatística Experimentais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que cerca de 522,7 mil, de um total de 1,3 milhão de empresas, fecharam as portas durante a pandemia - temporária ou definitivamente.
99,2% eram de pequeno porte, com até 49 empregados;
0,78% eram de porte intermediário, de 50 a 499 empregados
0,02% de grande porte, com mais de 500 empregados.
Micro e pequenos empreendedores foram os que mais sofreram com a crise.
Atualmente, se observa a gradual recuperação dos setores, uma excelente notícia para a economia do país, que necessita retomar o vigor de outrora para geração de postos de trabalho.
E temos que dizer: não é preciso de dados para saber que a pandemia realmente afetou os negócios! Mas apesar de ser um grande motivo para o fechamento de empresas, em uma situação de normalidade de saúde pública, ela não faz parte da estatística.
Por isso, te convidamos a conferir detalhadamente os 3 maiores problemas relacionados ao gerenciamento empresarial para que você se previna de cada um deles!
Primeiro motivo: conhecimento raso do mercado de atuação
Não conhecer o próprio ramo de trabalho é uma falha frequente de quem se aventura pelo empreendedorismo. A preparação para a entrada no mercado exige planejamento prévio (missão, valores, metas) e conhecimento do ramo.
Muitas pessoas acreditam que basta saber sobre o empreendimento em si, sem considerar todo um mercado, de como o setor de comporta frente a inúmeras variáveis, como consumidores, concorrentes, fornecedores, datas sazonais, etc.
Se restringir ao serviço oferecido pode ocasionar uma falsa percepção de que o empresário domina o mercado. Para realmente ter uma gestão equilibrada e coerente, é preciso buscar conhecimentos específicos do ramo, de todos os processos que integram o negócio.
É esse saber minucioso sobre o mercado que vai fazer a diferença entre quem vai longe e quem fecha as portas ou passa por problemas financeiros recorrentes.
Segundo motivo: negócio sem identidade estratégica
Se você como empresário nunca parou para analisar profundamente os concorrentes, então está na hora de pegar um papel e uma caneta e começar! A pesquisa do que os concorrentes estão fazendo no mercado é importante para que erros sejam evitados.
A partir dessa observação é possível identificar o que o seu negócio tem de especial. Segundo Michael Porter, a base fundamental da rentabilidade a longo prazo é a vantagem competitiva. E ela é alcançada através de estratégias competitivas, que são:
Liderança de Custo: o seu negócio é conhecido por ter o melhor preço da região. Você consegue cobrir qualquer oferta.
Diferenciação: o seu negócio tem como identidade ser reconhecido por alguma característica, como: o melhor atendimento, localização privilegiada, profissionais qualificados.
Foco: o seu negócio é limitado a uma atuação específica. Ele é especialista em determinado produto ou serviço como, por exemplo, a venda de produtos premium.
Portanto, escolha sabiamente qual é o seu diferencial para a produção de uma identidade de marca que é inovadora. O consumidor precisa saber qual é a vantagem de comprar no seu estabelecimento.
A análise de vácuos de serviços e necessidades dos consumidores operam a favor de um serviço diferenciado.
Uma gestão desorganizada é responsável pelo fechamento de empresas.
A falta de planejamento financeiro e organização das finanças ocasionam problemas de fluxo de caixa. E, geralmente, esses profissionais também não pensam em um controle de estoque e misturam dinheiro pessoal com o profissional.
Com os recebimentos e pagamentos fora de controle, a empresa não consegue investir em seu futuro. Por isso, a dica Express para você que pode estar passando por dificuldades na análise dos dados é procurar ajuda especializada para resolver os principais gargalos do seu empreendimento.
Tenha sempre em mente que o acompanhamento financeiro precisa ser diário! Uma boa análise de valores fixos e variáveis, preços, fornecedores, estoque e demais balanços são essenciais para realizar projeções futuras.
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