24
fevereiro, 2022
Você consegue acertar quais são os principais motivos para o fechamento de empresas?

Podemos citar pelo menos 3 grandes motivos que levam ao fechamento de empresas! 

Com a experiência de anos no mercado financeiro, já ajudamos muitos negócios a sair do vermelho e otimizar o fluxo de caixa, mas também já presenciamos problemas que vão além do que podemos manejar. A verdade é que todos nós já testemunhamos ou vivenciamos fechamento de empresas!

Dados da Pesquisa Pulso Empresa, que faz parte das Estatística Experimentais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que cerca de 522,7 mil, de um total de 1,3 milhão de empresas, fecharam as portas durante a pandemia - temporária ou definitivamente.

Outra pesquisa recente do IBGE apontou que, destas empresas:

  • 99,2% eram de pequeno porte, com até 49 empregados;
  • 0,78% eram de porte intermediário, de 50 a 499 empregados
  • 0,02% de grande porte, com mais de 500 empregados. 

Micro e pequenos empreendedores foram os que mais sofreram com a crise. 

Atualmente, se observa a gradual recuperação dos setores, uma excelente notícia para a economia do país, que necessita retomar o vigor de outrora para geração de postos de trabalho. 

E temos que dizer: não é preciso de dados para saber que a pandemia realmente afetou os negócios! Mas apesar de ser um grande motivo para o fechamento de empresas, em uma situação de normalidade de saúde pública, ela não faz parte da estatística. 

Por isso, te convidamos a conferir detalhadamente os 3 maiores problemas relacionados ao gerenciamento empresarial para que você se previna de cada um deles!

Primeiro motivo: conhecimento raso do mercado de atuação

Não conhecer o próprio ramo de trabalho é uma falha frequente de quem se aventura pelo empreendedorismo. A preparação para a entrada no mercado exige planejamento prévio (missão, valores, metas) e conhecimento do ramo. 

Muitas pessoas acreditam que basta saber sobre o empreendimento em si, sem considerar todo um mercado, de como o setor de comporta frente a inúmeras variáveis, como consumidores, concorrentes, fornecedores, datas sazonais, etc. 

Se restringir ao serviço oferecido pode ocasionar uma falsa percepção de que o empresário domina o mercado. Para realmente ter uma gestão equilibrada e coerente, é preciso buscar conhecimentos específicos do ramo, de todos os processos que integram o negócio. 

É esse saber minucioso sobre o mercado que vai fazer a diferença entre quem vai longe e quem fecha as portas ou passa por problemas financeiros recorrentes.

Segundo motivo: negócio sem identidade estratégica

Se você como empresário nunca parou para analisar profundamente os concorrentes, então está na hora de pegar um papel e uma caneta e começar! A pesquisa do que os concorrentes estão fazendo no mercado é importante para que erros sejam evitados.

A partir dessa observação é possível identificar o que o seu negócio tem de especial. Segundo Michael Porter, a base fundamental da rentabilidade a longo prazo é a vantagem competitiva. E ela é alcançada através de estratégias competitivas, que são:

  • Liderança de Custo: o seu negócio é conhecido por ter o melhor preço da região. Você consegue cobrir qualquer oferta. 
  • Diferenciação: o seu negócio tem como identidade ser reconhecido por alguma característica, como: o melhor atendimento, localização privilegiada, profissionais qualificados.
  • Foco: o seu negócio é limitado a uma atuação específica. Ele é especialista em determinado produto ou serviço como, por exemplo, a venda de produtos premium. 

Portanto, escolha sabiamente qual é o seu diferencial para a produção de uma identidade de marca que é inovadora. O consumidor precisa saber qual é a vantagem de comprar no seu estabelecimento. 

fechamento de empresas

A análise de vácuos de serviços e necessidades dos consumidores operam a favor de um serviço diferenciado. 

Terceiro motivo: descontrole financeiro 

Neste ponto é que a Express pode te ajudar, através dos anos de experiência no ramo! 

Uma gestão desorganizada é responsável pelo fechamento de empresas. 

A falta de planejamento financeiro e organização das finanças ocasionam problemas de fluxo de caixa. E, geralmente, esses profissionais também não pensam em um controle de estoque e misturam dinheiro pessoal com o profissional

Com os recebimentos e pagamentos fora de controle, a empresa não consegue investir em seu futuro. Por isso, a dica Express para você que pode estar passando por dificuldades na análise dos dados é procurar ajuda especializada para resolver os principais gargalos do seu empreendimento.

Tenha sempre em mente que o acompanhamento financeiro precisa ser diário! Uma boa análise de valores fixos e variáveis, preços, fornecedores, estoque e demais balanços são essenciais para realizar projeções futuras. 

—---

Conte com a Express, sempre que precisar!

Entre em contato conosco se precisar manter a saúde financeira do seu negócio em dia!

voltar
Do NOT follow this link or you will be banned from the site!