Empresas que desejam sobreviver no mercado precisam saber inovar. A pandemia do novo coronavírus tornou ainda mais urgente essa necessidade.
Algumas cidades ainda estão praticamente paradas por conta da quarentena, com o funcionamento das atividades apenas ditas como essenciais.
Com a restrição, muitas empresas fecharam as portas, precisaram interromper as atividades e ainda aguardam autorização para poder voltar ao trabalho.
Enquanto isso, outras organizações estão indo atrás de inovação para poder continuar ganhando dinheiro e oferecendo produtos e serviços diferenciados.
De que lado a sua empresa quer estar? Temos 5 dicas de inovação e provas de que já estão dando certo!
1 Invista em capacitação
Investir na capacitação dos funcionários impacta diretamente nos resultados da empresa. Os treinamentos podem trazer lucro mesmo em tempos de crise.
Alguns dos benefícios gerados pelo desenvolvimento e capacitação dos profissionais são:
- Redução de custos;
- Ambiente de trabalho agradável;
- Diminuição na rotatividade pessoal;
- Empresa mais competitiva;
- Elevação na produtividade.
Principalmente agora, investir em treinamentos online pode ser uma excelente alternativa.
Aliás, o case de sucesso do Laboratório Teuto, o maior complexo farmacêutico da América Latina, é um exemplo de como o treinamento online pode modificar positivamente os processos, a entrega e a percepção dos colaboradores em relação à marca.
2 Atenção para o ambiente de trabalho
O bem-estar dos funcionários deve ser uma das prioridades da empresa.
Um ambiente de trabalho propício pode ajudar no surgimento de soluções e ideias inovadoras e surge como mais uma possibilidade de inovação para empresas.
Um ambiente silencioso, com o mínimo possível de distrações é o ideal. A alimentação e os momentos de descanso durante o dia também afetam o bem-estar dos colaboradores.
Além disso, quando ouvidos, os funcionários sentem ainda mais liberdade para participar da criação de inovações e soluções de problemas.
Uma pesquisa realizada pela Universidade de Warwick, no Reino Unido, mostrou que funcionários felizes são 12% mais produtivos que os demais.
O clima organizacional faz com que os colaboradores sintam mais vontade de crescer e alcançar suas metas.
3 A tecnologia como uma aliada na inovação para empresas
A tecnologia é uma grande aliada na gestão empresarial. Com ela, você pode conquistar agilidade e eficiência no seu empreendimento.
Recorrer às novidades tecnológicas permite à empresa alguns benefícios como:
- Otimizar e centralizar todas as operações;
- Dispor de relatórios gerenciais;
- Aprimorar a comunicação;
- Garantir o acesso remoto a todas as informações.
A empresa Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do país, pode ser citada como um exemplo da implantação de uma tecnologia que deu certo.
Através de dashboards que monitoram serviços de TI e infraestrutura, a Klabin passou a ter notificação de alarme por e-mails de forma automatizada, identificação dos maiores geradores de incidentes do ambiente e o agendamento e envio automático de relatórios gerenciais por e-mail.
4 Construa parcerias
As parcerias são fundamentais para qualquer segmento no mercado e, na gestão inovadora, se tornam ainda mais importantes.
Firmar parceria significa ampliar a possibilidade de retorno, contar com a experiência e o conhecimento de outras empresas e aumentar os resultados positivos.
As parcerias normalmente são firmadas entre empresas de mercados distintos, mas complementares entre si.
O processo de fechamento de parceria entre as empresas deve incluir, de ambos os lados:
- O estabelecimento de metas e objetivos;
- O planejamento de como se dará a colaboração;
- Os direcionamentos de direitos e deveres de cada uma;
- A previsão de resultados esperados com o acordo.
O caso da parceria do Facebook, Instagram e Whatsapp deu tão certo que o Facebook, de Mark Zuckerberg, comprou o Instagram e o Whatsapp.
Mark aprimorou várias questões dos aplicativos e conseguiu trazer mais benefícios tanto para as pessoas quanto para as empresas que utilizam os meios sociais como meio de trabalho.
5 A importância da análise
Estar atento às necessidades dos seus clientes e tendências de mercado também é essencial para o crescimento empresarial.
A pesquisa de mercado é um dos melhores métodos para entender os fatores que afetam o seu negócio, elevar o seu desempenho e aumentar a satisfação dos clientes.
A empresa que conhece o perfil dos seus consumidores tem uma alta porcentagem de clientes satisfeitos. Na prática, isso significa maior conversão e frequência de vendas.
Quando se fala em empresas inovadoras e que sabem ouvir os seus clientes, a Netflix sempre é citada. A organização sempre faz o possível para inovar, se impor no mercado e sair na frente.
Ouvir seu caixa também é fundamental. Quanto antes a necessidade de capital for identificada, mais tempo se tem para recorrer a uma solução mais vantajosa, como a antecipação de recebíveis.
Depois disso, basta estar atento para fazer uma boa gestão de recebíveis. Aliás, você sabe como fazer isso? Acesse o texto do nosso blog e descubra.
Agora que você conheceu algumas possibilidades, que tal inovar e colocá-las em prática?
Saiba que sempre pode contar com a Express como parceira de negócios para ter sua empresa sempre crescendo e as vendas aumentando!