27
janeiro, 2021
Como fazer uma boa gestão de recebíveis?

E se de uma para outra os clientes deixassem de pagar e com isso o dinheiro parasse de entrar no caixa da sua empresa? 

Mesmo que tenha capital de giro disponível para utilizar em uma situação como essa e com recebíveis para antecipar, você há de concordar que não seria possível manter o negócio funcionando por muito tempo.

Para evitar perdas e aumentar a lucratividade, o horizonte está numa boa gestão de recebíveis. 

Mas, ao contrário de ser uma visão distante, este é um cenário que envolve ações muito claras: crédito e cobrança tratados com a seriedade que merecem.

É por isso que chegou a hora de conhecer algumas estratégias para tornar a gestão de recebíveis da sua empresa mais eficaz, para começar o ano verdadeiramente com o pé direito.

Planejamento e organização

Seja grande ou pequena, o setor financeiro é certamente o órgão vital de qualquer empresa.

É por isso que planejamento e organização são as palavras-chave do setor e transformá-las em ações práticas no dia a dia é fundamental.

Jamais esqueça que planejamento e organização passam por operações como a gestão de caixa e pelo planejamento financeiro do negócio.

Mas, para uma boa gestão de recebíveis é preciso ir além dos planejamentos.

Acompanhar de perto o comportamento de pagamento dos clientes e colocar estratégias em prática, com foco e agilidade, também são aspectos decisivos para a boa gestão de recebíveis.

Registre e acompanhe seus recebíveis

Uma venda é finalizada não pela entrega do produto, mas pela chegada do dinheiro ao caixa.

Tendo essa máxima sempre em mente fica mais fácil entender porquê a equipe financeira deve estar sempre atenta às datas dos pagamentos das vendas.

Seja por boleto, duplicata, cheque, débito ou cartão de crédito, todos os recebíveis devem ser religiosamente controlados.

Além do nome e da data prevista para o pagamento, as formas de contato dos clientes também são informações que devem estar compiladas em um mesmo local.

Com isso, os processos de cobrança ganham certeza e agilidade. Já as previsões de entrada de dinheiro em caixa ganham precisão.

Clientes fiéis ajudam na gestão de recebíveis

Já falamos aqui sobre a importância que os clientes fidelizados têm para um negócio. A probabilidade de pagarem em dia é uma vantagem adicional. 

Mas, sejam clientes novos ou antigos, o fato é que ninguém está livre de transformar um problema financeiro pessoal em inadimplência para seu negócio.

Antes que atrasos em pagamentos aconteçam, sua empresa pode adotar o hábito de enviar e-mails ou mensagens de SMS avisando que a data do vencimento da fatura está próxima.

Se o atraso no pagamento ocorrer mesmo assim, uma das melhores ações que se pode tomar é ouvir as justificativas do cliente e buscar um acordo de quitação que seja vantajoso para ambas as partes.

Ofereça vantagens

Que consumidor não gosta de ouvir quais serão as suas vantagens na hora de fechar um negócio?

Entre as possibilidades de benefícios que você pode oferecer estão os descontos para os pagamentos adiantados e a quem mantém um histórico de quitações em dia. 

Não esqueça os brindes, eles também têm potencial para serem desejados pelos compradores.

Importante lembrar ainda que mais opções para efetuar pagamentos também são capazes de trazer alívio e praticidade a alguns clientes, favorecendo o pagamento em dia.

O atendimento personalizado aos clientes com um bom histórico é outra vantagem com potencial de fazer a diferença, principalmente para quem está frente a frente com dois boletos e só pode pagar um.

Viu como fazer uma boa gestão de recebíveis não é algo complexo? Faça dessas orientações suas lições diárias e saiba que sempre pode contar a Express como parceira de negócios para ter sua empresa crescendo e as vendas aumentando.

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