Manter o fluxo de caixa equilibrado, gerando capital de giro, nem sempre é uma meta fácil de atingir.
Independente do tipo ou do tamanho do negócio, a melhor opção nunca é deixar de fazer uma venda, mesmo que ela seja a prazo.
Quando as vendas acontecem nessa modalidade, o valor da transação tende a demorar mais para chegar ao caixa da empresa e muitas vezes ainda chega de forma parcelada.
Analisando as vendas a prazo por esse ângulo nem sempre é possível visualizar as vantagens que elas têm. Preparamos este texto justamente para que você veja esse horizonte!
1 - Caixa mais organizado
A menos que antecipe recebíveis, o dinheiro de uma venda a prazo nunca entrará no caixa na hora.
Isso obriga seu negócio a ter o caixa organizado, pois, caso contrário, o desequilíbrio entre os gastos da empresa e a entrada dos montantes será inevitável.
Para que as vendas a prazo não comprometam a saúde financeira do negócio, mantenha sempre seus controles financeiros antecipados e atualizados.
2 - Clientes vêem o parcelamento como vantagem
A vantagem de comprar e não precisar pagar imediatamente é reconhecida por muitas pessoas como um diferencial importante.
De acordo com pesquisa da SPC Brasil, 79% dos consumidores brasileiros têm o hábito de parcelar as compras.
O estudo revelou ainda que o número médio de parcelas é definido pelo máximo que o lojista permite sem aplicar a taxa de juros, chegando a uma média de 6,3 parcelas.
Outro dado importante é que 46% dos entrevistados não têm medo de longos parcelamentos, e, ao contrário, vê essa condição de compra como uma vantagem.
3 - Ajuda a fidelizar clientes antigos
Se para os clientes novos as vendas a prazo funcionam como um atrativo, para os clientes antigos a condição tende a ser avaliada como uma vantagem a mais.
Você já sabe o valor de um cliente fidelizado, por isso é bom saber também que boa parte deles gosta do número elevado de parcelas.
Isso porque, na visão dos consumidores que têm a modalidade como preferência, mais prazo é igual a valores menores das prestações, garantindo tanto a compra do bem ou a contratação do serviço quanto trazendo a possibilidade de comprar ou contratar mais.
Importante ressaltar ainda que vender a prazo ainda ajuda a construir uma imagem positiva do seu negócio na cabeça dos consumidores, pois é um indício importante de solidez e organização.
Gostou de avaliar as vendas a prazo por esses diferentes ângulos? Então você vai gostar mais ainda de saber que não precisa ter dinheiro em caixa sobrando para viabilizar as vendas a prazo.
Com a Express você antecipa os recebíveis e recebe a vista, mesmo que o consumidor tenha escolhido o prazo como forma de pagamento.
Quer saber mais sobre como podemos ajudar a aumentar a liquidez e otimizar melhor os recursos do seu caixa? Entre em contato conosco!