15
janeiro, 2021
5 Dicas para fazer o controle financeiro do seu negócio

Somos capazes de apostar que você não quer chegar ao final de 2021 encontrando dificuldades para pagar o 13º salário

E não é só isso, empresas que não se planejam com antecedência serão sempre levadas pelas circunstâncias.

Essa é uma decisão muito delicada em um contexto onde 21% dos negócios fecham após o primeiro ano e 60% encerram as atividades com menos de cinco anos de existência, segundo o IBGE.

É por essas e outras razões que queremos fazer uma pergunta muito importante: você já está com o orçamento anual da sua empresa pronto? 

Se ainda não pensou nisso, tome o início do ano como um convite para dar esse e outros passos importantes na direção do controle financeiro do seu negócio. Essas 5 dicas serão valiosas para isso.

1 Capital de giro

Já mencionamos que o capital de giro pode ser resumido como a reserva de recursos necessários para custear as necessidades que um negócio terá ao longo do tempo, e seguir funcionando com todos os compromissos financeiros em dia.

Importante lembrar também que cada empresa possui seu próprio valor de capital de giro e, se ainda não sabe qual é o seu, o passo a passo para fazer o cálculo está aqui.

2 Faça a gestão do caixa

Depois de saber de quanto sua empresa precisa para superar os imprevistos com tranquilidade, é importante partir para a fase de análises detalhadas.

Não esqueça que a gestão de caixa envolve todo o planejamento financeiro do negócio, constituindo a maior parte dele. 

Nela estão documentadas todas as entradas e saídas reais de dinheiro, além da previsão antecipada por recursos (e aqui a melhor estratégia é sempre trabalhar com os recursos que já são seus, por meio da antecipação de recebíveis), caso se identifique previamente que eles serão necessários. 

Além da visualização das movimentações monetárias, uma boa gestão de caixa também se preocupa com a identificação dos lucros, estratégias para redução de gastos e para o aumento da lucratividade, dentre outras observações que ajudam a garantir a saúde financeira do caixa. 

As respostas sobre como fazer uma gestão de caixa eficiente estão no nosso artigo “Por que a gestão de caixa é como o arroz e o feijão do seu negócio?”.

3 Planeje o orçamento anual

Um olho no passado, outro no futuro. Se, de um lado, a gestão do caixa é um convite para analisar tanto o presente quanto o passado financeiro da empresa, de outro, o orçamento anual deve concentrar os esforços nas projeções futuras.

Planejar tudo o que será feito no decorrer do ano. É por isso que o orçamento anual deve conter as previsões da distribuição da receita da sua empresa entre os diferentes custos, despesas e, se for o caso, investimentos.

Com um bom planejamento é você quem está no controle financeiro do seu negócio, já que consegue ter uma percepção mais apurada tanto sobre a realidade do caixa quanto para planejar as metas e focar em estratégias mais acertadas de crescimento.

4 Controle do estoque e da inadimplência

Controlar a inadimplência é um mal necessário. Negócios que deixam de dar a devida atenção a este fator, cedo ou tarde, começam a enfrentar dificuldades para manter as suas próprias contas em dia.

A montagem de um plano para reduzir perdas ligadas à inadimplência passa pelo controle da evolução dos recebimentos e pela previsão de um conjunto de ações a implementar quando se verifica um atraso.

Outro movimento importante para o controle financeiro do seu negócio é manter o estoque adequado. Estoques muito cheios significam dinheiro parado. Por outro lado, estoques insuficientes tendem a prejudicar o andamento do negócio.

5 Não misture as contas

A linha entre o caixa pessoal e o caixa da empresa deve estar muito bem definida. Cruzar esse limite significa colocar em perigo tanto a solvência do negócio quanto a das finanças pessoais.

A resposta para desencadear esse processo é simples: quando as contas se misturam você perde o controle e não sai do lugar, já que não consegue avaliar a situação atual do negócio, nem fazer projeções.

Agora que você já sabe como cada uma dessas dicas é decisiva para manter o controle financeiro do seu negócio, comece a colocá-las em prática.

Precisa de soluções adicionais? Estamos prontos para ser o seu parceiro de negócios, entre em contato conosco.

voltar
Do NOT follow this link or you will be banned from the site!