16
março, 2021
Controle financeiro do negócio: como está o seu?

Empresas que investem em planejamento e controle financeiro são as mesmas que têm a faca e o queijo nas mãos.

Sem a combinação desses dois conceitos, trabalhada de forma correta e consistente, não existe negócio que se sustente por muito tempo.

Para saber se sua empresa conta ou não com esses dois elementos, basta pensar nos desafios diários e na forma como tem respondido a eles.

Com planejamento e controle financeiro, os gestores dificilmente são pegos de surpresa por situações ruins. Ou, mesmo que sejam surpreendidos por algum imprevisto, já sabem quais passos precisam dar para superar os obstáculos sem comprometer o negócio.

Ferramentas para o controle financeiro do negócio

Fluxo de caixa, gestão orçamentária, balanço patrimonial, gestão de custos, análise do ponto de equilíbrio e lucratividade, demonstrativo de resultados.

Quantos termos da lista lhe soaram familiares a ponto de lê-los e responder “isso a minha empresa faz”?

Muito mais do que ferramentas, essas são algumas das ações que estão diretamente ligadas ao controle financeiro do negócio.

Ao colocá-las em prática, os gestores conseguem verificar se o que foi planejado está sendo cumprido. Isso é fundamental para organizar, controlar e conduzir o negócio de forma sustentável.

Planejar os próximos passos

Estar no controle do caixa agora também significa estar no controle dos próximos passos. Ao implementar processos de controle financeiro, a empresa tem em mãos as informações que precisa para tomar decisões importantes.

É nos dados que estão as respostas sobre o momento ideal para realizar investimentos ou para antecipar recebíveis para melhorar o fluxo de caixa, por exemplo.

Com controle financeiro também fica muito mais fácil reduzir custos, não perder a eficiência e aumentar os lucros.

O que deve ser controlado?

Seguramente, a resposta mais completa é todas as movimentações financeiras da empresa.

Projeções de compras e vendas, obrigações financeiras, custos na execução das operações, capital de giro, capacidade de pagamento. 

Esses são só alguns exemplos para dizer que, quando se trata de controle financeiro do negócio, toda a informação importa.

É fundamental lembrar, no entanto, que só o fato de ter todas as informações financeiras do negócio na ponta da língua não é a solução para tudo.

O monitoramento e acompanhamento de todas as operações deve, antes de tudo, servir como base para definir metas, objetivos e planos de ação.

Todo negócio precisa de controle financeiro

Não é só em grandes empresas. Controlar as finanças também é a base para a sustentabilidade de negócios pequenos e médios, de qualquer setor.

Manter os resultados positivos em meio a contextos nem sempre favoráveis requer que a gestão financeira esteja sempre em ordem.

Precisando melhorar o controle financeiro do seu negócio? Aproveite para conferir as nossas “5 Dicas para fazer o controle financeiro do seu negócio”.

Por fim, não esqueça que pode contar com a Express como o parceiro ideal para controlar melhor o caixa e ver sua empresa crescer.

voltar
Do NOT follow this link or you will be banned from the site!