Controlar as finanças e lucrar mais. A fórmula para chegar ao sucesso financeiro pode até parecer simples.
Mas, para quem é dono do próprio negócio, ganhos que variam todos os meses e valores que nem sempre chegam ao caixa na data prevista são alguns dos fatores que tornam o equilíbrio dessas variáveis algo mais complexo do que parece.
Você já sabe que empreender também significa manter todas as informações do caixa organizadas, fazer uma boa gestão de caixa, planejar-se com antecedência, não cair na estagnação e manter a empresa sempre nas trilhas da inovação.
Todos esses são passos importantes, mas a verdade é que o sucesso financeiro só é alcançado quando está alicerçado em pilares fortes e isso também vale para as empresas.
Quer descobrir os pilares do sucesso financeiro e como alicerçá-los na realidade da sua empresa? A resposta está nas próximas linhas!
Pilares do sucesso financeiro para empresas
Pagar todas as contas em dia, poder investir constantemente em melhorias estruturais, em treinamentos para a equipe e ter lucro suficiente para viver uma tranquila fora da empresa.
Para você, esse também é o cenário que traduz o sucesso financeiro? Ao contrário de um projeto distante, alcançar esses objetivos (e todos os outros que caibam nos seus planos) é possível, mas requer disciplina.
É por isso que o primeiro pilar do sucesso financeiro para as empresas é planejar. Organize seus objetivos em curto, médio e longo prazo.
Depois, verifique sua gestão de caixa, pense no valor que precisa deixar reservado para o capital de giro e, ao final dessa análise, estabeleça uma porcentagem mensal que reservará para investir.
2 Poupar
Para quem é dono do próprio negócio, poupar é uma regra de ouro e vale inclusive para quando o dinheiro está faltando no caixa.
Você já parou para calcular, por exemplo, quanto está gastando com o pagamento de juros de empréstimos ou em quanto os juros do cartão de crédito estão tirando do caixa da sua empresa?
Quando reservar uma porcentagem dos lucros não é possível, porque simplesmente não está sobrando dinheiro nenhum, a lição mais importante é não gastar ainda mais.
Invista em opções mais vantajosas, como a antecipação de recebíveis e comece a equilibrar as contas para que o dinheiro finalmente comece a trabalhar a seu favor.
Entenda que não adianta querer aplicar o dinheiro se você está devendo. O retorno que você terá com a maioria das aplicações financeiras provavelmente será menor do que os juros que está pagando.
Prosperar
Já falamos aqui que o sucesso dos negócios depende muito das pessoas. Então, para que os lucros aumentem, lembre-se sempre de investir nesse ativo também.
Manter um bom clima organizacional, por exemplo, não gera nenhum impacto para o caixa, mas ajuda os colaboradores a se engajarem ainda mais para trabalhar pelo sucesso da empresa.
Uma equipe motivada e bem desenvolvida é fundamental, assim como a criteriosa escolha dos fornecedores e parceiros. Tudo isso faz a diferença na hora de conquistar novos clientes e reter os antigos.
“Quem caminha sozinho pode até chegar mais rápido, mas aquele que vai acompanhado, com certeza vai mais longe”.
Embora não esteja inserida no contexto das finanças, a frase da escritora Clarice Lispector é uma verdadeira lição sobre a importância de manter esse pilar bem sólido no seu negócio.
É por isso que contar com o parceiro de negócios ideal para a sua empresa também vai fazer toda a diferença. Vamos falar sobre o sucesso financeiro da sua empresa? Entre em contato conosco!